É preciso articular as políticas públicas de incentivo e desenvolvimento econômico numa frente ampla de forma arrojada: a busca pela diversificação do setor produtivo, o incentivo a setores qua ainda representam pouco no produto interno bruto local e a exploração da nossa vocação turística em potencial.
É preciso fazer uma articulação institucional, de maneira transversal, entre todos os segmentos da sociedade, assim como a formação e qualificação profissional da nossa população economicamente ativa – em especial as juventudes e as mulheres –, e o impulsionamento da economia através da inovação e das novas tecnologias.
1. Elaborar um Plano de Desenvolvimento Local
A Prefeitura irá articular os diversos segmentos da sociedade, os governos estadual e federal, o legislativo, a iniciativa privada, os comerciantes, a população, os conselhos municipais, para elaborarmos um Plano de Desenvolvimento Econômico Local.
2. Parcerias com instituições e empresas
Articular parcerias com a iniciativa privada, os demais entes públicos e o Sistema S (Senai, Senac, Sesc, Sesi e Sebrae), ETEC, para, juntos com Alumínio, atingirmos nossos objetivos estratégicos de curto, médio e longo prazos.
3. Feira de Artesanato
Criar a Feira de Artesanato para geração de renda dos noosos artesãos, movimentando a economia e fortalecendo o comércio local.
4. Atrair investimentos para a cidade
Fomentar uma política de atração de investimentos seja na cadeia do alumínio, seja em outros segmentos da economia, diversificando a atividade econômica da cidade.
5. Integração para o desenvolvimento regional
Estudar e elaborar planos logísticos que integrem os setores produtivos a Alumínio e a Região Metropolitana de Sorocaba.
As bases para a geração de trabalho, emprego e renda estão dadas no que pensamos sobre o desenvolvimento econômico sustentável através de instrumentos consolidados. Porém esses instrumentos precisam ser complementados com políticas específicas que cuidem para que a população aluminense tenha, efetivamente, oportunidades sustentáveis de trabalho, emprego e renda.
6. + Mulheres no mercado de trabalho
Promover o aumento da participação das mulheres no mercado formal de trabalho.
7. Emprego para nossos jovens
Desenvolver políticas que insiram as nossas juventudes em atividades econômicas produtivas, inovadoras e sustentáveis economicamente.
8. Economia criativa
Elaborar estudos e planos para a implementação de setores da economia criativa, como as artes, o design, a cultura, o turismo, tecnologia, gastronomia, etc.
9. Formação técnica e profissional
Ter um programa permanente de formação técnica e profissional em parceria com o Sistema S e apoio da iniciativa privada.
10. Curso pré-vestibular
Fazer convênio com a ETEC para a realização de cursos pré-vestibulares.
11. Programa Jovem Aprendiz
Instituir uma política pública para inserção dos jovens no mundo do trabalho tanto no serviço público quanto em parceria com a iniciativa privada.
Entendemos que para além de atrair investimentos e novos segmentos da economia para Alumínio, e para que o crescimento econômico seja duradouro e sustentável, esse movimento passa, necessariamente, pela inovação e tecnologia – tanto no setor público, quanto no incentivo a esses segmentos da iniciativa privada.
12. WiFi livre e gratuita
Disponibilizar internet gratuita em pontos de grande circulação de pessoas, como praças principais, bibliotecas, pontos culturais e outros equipamentos públicos.
13. Empresas de tecnologia e startups
Incentivar empresas e startups de tecnologia nas Zonas de Desenvolvimento Econômico.
Nosso objetivo é implementar políticas públicas de promoção, apoio e execução de projetos e eventos de interesse turístico como estratégia de desenvolvimento social, econômico, cultural, humano e sustentável na cidade, pautado em pilares inteligentes de inovação, criatividade, cooperação, sustentabilidade e tecnologia.
14. Turismo sustentável
Promover o turismo de forma sustentável, respeitando o meio ambiente e as comunidades locais.
15. Plano Municipal de Turismo
Criar o Plano Municipal de Turismo, o Fundo Municipal de Turismo e o Conselho Municipal de Turismo.
16. Participação Social
Promover a gestão participativa nas decisões sobre o desenvolvimento turístico.
17. Patrimônio Histórico
Buscar e incentivar o apoio da iniciativa privada no fortalecimento e permanência de potenciais patrimônios históricos materiais e imateriais do município de Alumínio.
18. Minha cidade tem história
Criação do programa “Minha cidade tem história” como maneira de preservarmos a memória da cidade para as próximas gerações.
19. Preservação do Patrimônio
Assegurar a proteção do patrimônio natural, cultural e histórico.